Sede Urbana

(14) 3372.2760
(14) 3373.2471

Sede Rural

(14) 3372.2011

Sede Urbana ETEC
Praça São Sebastião, 859, Centro
Santa Cruz do Rio Pardo-SP
(14) 3372.2760
Sede Rural da ETEC
“Orlando Quagliato”
Rod. Engº João Batista Cabral Rennó, km 309
Santa Cruzdo Rio Pardo-SP
(Próximo ao Posto Paloma)
(14) 3372.2011

missão, visão e valores

Missão

A Etec Orlando Quagliato tem como missão conduzir o aluno na construção de competências pessoais e profissionais visando sua inserção no mundo do trabalho e da produção ciente de seu papel social, com visão inovadora e consciente de sempre buscar o aprendizado para a vida plena e produtiva de forma autônoma e crítica.

Visão

A Etec Orlando Quagliato empenha tornar-se uma escola de referência em ensino profissional de nível médio no Estado de São Paulo e no Brasil e ter papel expressivo na participação do desenvolvimento sócio-econômico da região.
 

Valores

Os principais valores basilares da nossa cultura institucional, morais e éticos, que norteiam as ações da escola, que professores e funcionários devem praticá-los e disseminá-los aos alunos são: Capacidade de convivência Valor que desenvolve na pessoa a capacidade de viver em comunidade, na família, na escola, nas empresas, nos locais públicos, nas igrejas, enfim, em todos os lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência interpessoal harmoniosa.

Justiça Valor que se manifesta quando a pessoa é capaz de perceber ou avaliar aquilo que é direito, que é justo. É princípio moral em nome do qual o direito deve ser respeitado.

Respeito mútuo Valor que leva a pessoa a tratar o outro com grande atenção, profunda deferência, consideração e reverência. A reação do outro será no mesmo nível: o respeito mútuo.

Integridade Valor que leva a pessoa a ser consistentemente honesto e de confiança Amor ao próximo Valor que se manifesta na preocupação com o seu bem-estar e o dos outros, demonstrando empatia e agindo com compaixão.
Dignidade da pessoa humana Valor absoluto que tem cada ser humano. A pessoa é fim, não meio. A pessoa tem valor, não preço.

Autonomia Valor que reconhece o direito de um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual. É a capacidade apresentada pela vontade humana de se autodeterminar segundo uma norma moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou externo.

Cooperação Valor de trabalhar em colaboração com os outros para alcançar objetivos comuns, proporcionando-lhes apoio e inserindo-se na resolução pacífica de conflitos.

Responsabilidade Valor que leva a pessoa a assumir a responsabilidade pelos seus atos individuais e comunitários, para consigo próprio, para com os outros e para com o meio ambiente. Diálogo Valor que reconhece na fala um momento da interação entre dois ou mais indivíduos, em busca de um acordo.

Igualdade de direitos Valor inspirado no princípio segundo o qual todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.

Participação social Valor que se desenvolve na pessoa à medida que a torna parte da vida em sociedade e leva-a a compartilhar com os demais membros da comunidade conflitos, aflições e aspirações comuns.

Solidariedade Valor que se manifesta no compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas, particularmente, diante dos pobres, dos desprotegidos, dos que sofrem, dos injustiçados, com o intuito de confortar, consolar e oferecer ajuda Tolerância Valor que manifesta na tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.

Democracia Valor de aceitar e promover os direitos, liberdades e responsabilidades associadas à condição de cidadão inserido na sociedade.