Sede Urbana

(14) 3372.2760
(14) 3373.2471

Sede Rural

(14) 3372.2011

Sede Urbana ETEC
Praça São Sebastião, 859, Centro
Santa Cruz do Rio Pardo-SP
(14) 3372.2760
Sede Rural da ETEC
“Orlando Quagliato”
Rod. Engº João Batista Cabral Rennó, km 309
Santa Cruzdo Rio Pardo-SP
(Próximo ao Posto Paloma)
(14) 3372.2011

agropecuária integrada

APRESENTAÇÃO

O TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO forma o profissional que planeja, executa, acompanha e avalia projetos agropecuários e agroindustriais, em suas diversas etapas e atividades e supervisiona a produção agropecuária. Administra empresas rurais e promove a industrialização e a comercialização de produtos agropecuários. Experimenta, testa, desenvolve e melhora métodos e tecnologias de produção sustentável. Executa pesquisas e análises laboratoriais. Presta assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre a produção, a comercialização e a biosseguridade do setor. Promove diferentes formas de organização social, extensão e capacitação rural e o desenvolvimento da visão de sustentabilidade da produção agropecuária.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O campo de trabalho do TÉCNICO EM AGROPECUÁRIO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO é muito amplo, em face da amplitude de sua formação e extensão das fronteiras agrícolas que o nosso país oferece. O Profissional formado pode atuar em: Empresas Agropecuárias; Empresas Agroindústrias: Frigoríficos, Laticínios, Indústrias de Processamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal;Instituições Públicas/ Privadas de Pesquisa, educação e extensão rural; Cooperativas Agropecuárias e fazendas; Empresas de prestação de serviços agropecuárias, consultorias e assistência técnica; Empresas fornecedoras de agroquímicos; Empresas de fertilizantes; Empresas de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas; Destilarias e usinas de açúcar e álcool.

ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS

Prestar assistência técnica e administrativa às empresas agropecuárias e aos produtores rurais. Pesquisar dados relativos às práticas de mercado na comercialização dos produtos agropecuários.Utilizar novas tecnologias de produção vegetal e animal, preservando o meio-ambiente.Planejar, executar e monitorar campos experimentais. Planejar, conduzir e monitorar melhoramento zootécnico e genético do rebanho. Planejar, executar, monitorar e avaliar as atividades agropecuárias no processo de verticalização. Planejar e organizar as ações técnico-administrativas da empresa agropecuária. Identificar e aplicar inovações na elaboração e monitoramento da gestão da empresa rural. Interpretar e utilizar dados estatísticos da política agrícola e de crédito rural na elaboração de projetos agropecuários. Organizar e manter atualizadas os controles de produção animal e vegetal e contábeis do empreendimento rural. Ter uma visão crítica, investigativa e prepositiva diante dos problemas ambientais, com vistas a construir ações cidadãs. Planejar e orientar procedimentos de biosseguridade. Planejar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários de produção agropecuária e agroindustrial. Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização dos produtos agropecuários

REQUISITOS DE ACESSO

O ingresso ao Curso de TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO dar-se-á por meio de processo seletivo para alunos que tenham concluído o Ensino Fundamental ou equivalente. O processo seletivo será divulgado por edital publicado na Imprensa Oficial, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas. Por razões de ordem didática e/ ou administrativa que justifiquem, poderão ser utilizados procedimentos diversificados para ingresso, sendo os candidatos deles notificados por ocasião de suas inscrições. O acesso aos demais módulos ocorrerá por classificação, com aproveitamento do módulo anterior, por reclassificação ou transferência.

ITINERÁRIO FORMATIVO

O Curso de TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO é composto de três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho.
A primeira série não oferece terminalidade, desenvolverá um conjunto de experiências objetivando a construção de competências das séries posteriores. O aluno que cursar a primeira e a segunda série concluirá a Qualificação Técnica de Nível Médio

AGENTE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Ao completar as três séries com aproveitamento em todos os componentes curriculares receberá o Diploma de Técnico em Agropecuária que lhe dará o direito de exercer a profissão de Técnico (Habilitação Profissional) e prosseguimento de estudos (Ensino Médio) no nível da Educação Superior.
 
 

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Série: 40 semanas
Hora Aula: 50 minutos
Horário de aula: das 7h30min às 17h10min
Fundamento Legal
1. Da unidade – Criação da Escola: Decreto nº 52.553, de 06/07/70, publicado no DOE de 07/11/70
2. Do curso: Plano de Curso aprovado pela Portaria do Coordenador do Ensino Médio e Técnico n.º 21, de 07/01/2009, publicada no DOE de 21/01/09, seção I, página 36, e de acordo com: Lei Federal n.º 9394/96, Decreto Federal n.º 5154/2004, Resolução CNE/CEB 4/99 atualizada pela Resolução CNE/CEB 1/2005, Resolução CNE/CEB 03/98, Parecer CNE/CEB n.º 11, de 12/06/2008, Resolução CNE/CEB n.º 03, de 09/07/08, Deliberação CEE 79/2008, das Indicações CEE 08/2000 e 80/2008.