Sede Urbana

(14) 3372.2760
(14) 3373.2471

Sede Rural

(14) 3372.2011

Sede Urbana ETEC
Praça São Sebastião, 859, Centro
Santa Cruz do Rio Pardo-SP
(14) 3372.2760
Sede Rural da ETEC
“Orlando Quagliato”
Rod. Engº João Batista Cabral Rennó, km 309
Santa Cruzdo Rio Pardo-SP
(Próximo ao Posto Paloma)
(14) 3372.2011

açucar e alcool

APRESENTAÇÃO

TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL

 

1. PERFIL PROFISSIONAL

É o profissional que atua no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. Efetua análise físico-química de amostras de matérias-primas e produtos nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz o controle de qualidade dos processos, aplica normas internacionais e nacionais seguidas pela empresa, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental.Compõe equipes de programas e procedimentos de segurança e análise de riscos, desde a produção da matéria-prima até a expedição dos produtos finais.

2. MERCADO DE TRABALHO 

Campo de trabalho do Técnico em Açúcar e Álcool é o concorrido e promissor mercado de trabalho do agronegócio da cana-de-açúcar, como as usinas de açúcar e álcool e destilarias de álcool, contudo pode atuar também em diversas industrias da área alimentícia como a de bebidas fermentadas e láticas, de doces, sucos, xaropes e méis.Além de atuar diretamente junto às empresas agroindustriais, ele poderá trabalhar em órgãos públicos de pesquisa e de fiscalização, em empresas relacionadas com a produção e venda de insumos industriais, em laboratórios de análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas.

3. ITINERÁRIO FORMATIVO 

O curso de TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL é composto por quatro (4) módulos.

O Módulo I não oferece terminalidade, desenvolverá um conjunto de experiências, objetivando a construção de habilidades e competências que constituirão a base para os módulos subsequentes.

O aluno que cursar os Módulos I e II concluirá a Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE LABORATÓRIO.

O aluno que cursar os módulos I, II e III concluirá a Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO.

Ao completar os quatro módulos, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Açúcar e Álcool desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio.